segunda-feira, 1 de julho de 2013

"Em Chamas" de Suzanne Collins - Opinião

Podem encontrar a sinopse deste livro uns posts mais a baixo, aqui.

Passando então à minha opinião a este fantástico livro. Suzanne Collins voltou a arrebatar-me com este 2º volume.
Katniss e Peeta no inicio deste volume vão visitar os distritos após a vitória na arena dos Jogos. É um inicio ligeiramente mais lento em relação ao livro anterior, mas não menos interessante. Deu para ter uma perspetiva do que se passa no resto de Panem e não apenas no Capitólio e Distrito 12.
Como se não bastasse a situação em que Katniss se encontra, rosto de uma revolução contra o Capitólio que não teve intenção de começar, este ano é ano de Quarteirão, que se realiza de 25 em 25 anos. No segundo Quarteirão foram escolhidos o dobro dos Tributos, este ano os Tributos são antigos vencedores. Uma vez que o Distrito 12 só tem 3 vencedores, Katniss e Peeta são os escolhidos, Katniss por obrigação e Peeta voluntariando-se com intenção de proteger Katniss na arena. Quando li isto soube que não conseguiriam ludibriar uma segunda vez o presidente Snow e, como tal, apenas uma pessoa iria sair viva da arena.
O Haymitch e a Katniss decidem proteger desta vez o Peeta na arena, garantindo que seria ele o vencedor. São desenvolvidas amizades com vencedores de Jogos anteriores, e atuais tributos, entre os quais gostava de destacar o Finnick Odair. Uma personagem que inicialmente parecia ser superficial e nada mais do que um rapaz giro, que mais tarde demonstra preocupar-se com aqueles que ama.
Na opinião do primeiro livro, tinha dito que acreditava que existia algo para lá do Distrito 12. E parece que existe mesmo, o Distrito 13 aparenta não estar destruído como o Capitólio quer fazer passar. Será essa a ultima esperança para os habitantes dos restantes Distritos que começaram uma revolução. Revolução que não se dá só nos Distritos mas também na arena dos Jogos.
Se o primeiro livro me deixou dúvidas em relação a entrar no meu top 10, este livro esclareceu-as por completo. É uma trilogia que conquistou o seu lugar.

Boas leituras :)

Sem comentários:

Enviar um comentário