domingo, 16 de março de 2014

"Orgulho e Preconceito" de Jane Austen - Opinião

Sinopse:
Uma clássica história de amor e mal-entendidos que se desenrola em finais do século XVIII e retrata de forma acutilante o mundo da pequena burguesia inglesa desse tempo. Um mundo espartilhado por preconceitos de classe, interesses mesquinhos e vaidades sociais, mas que, no romance, acabam por ceder lugar a valores mais nobres: o amor.
As cinco irmãs Bennet, Elizabeth, Jane, Lydia, Mary e Kitty, foram criadas por uma mãe cujo único objetivo na vida é encontrar maridos que assegurem o futuro das filhas. Mas Elizabeth, inteligente e sagaz, está decidida a ter uma vida diferente da que lhe foi destinada.
Quando Mr. Bingley, um jovem solteiro rico, se muda para uma mansão vizinha, as Bennet entram em alvoroço…

Opinião:
Orgulho e Preconceito era um livro para o qual tinha expectativas elevadas, não sei como é possível mas quando o acabei constatei que essas expectativas tinham sido superadas. É um daqueles livros que apesar de ter sido publicado pela primeira vez em 1813 adequa-se muito bem aos dias de hoje. As primeiras impressões que nós criamos de uma pessoa, e que muitas vezes estão completamente erradas, condicionam a forma como nos relacionaremos no futuro. Por vezes leva-nos a julgar atitudes que na realidade seriam completamente compreensivas se percebermos as situações atenuantes.
Jane Austen arrebatou-me desde o início com um livro que é impossível largar, que nos faz querer aproveitar todos os tempinhos livros para ler nem que seja apenas mais um parágrafo. Este clássico tem daquelas personagens das quais é difícil não gostar, como por exemplo é o caso da Jane. No entanto, dentro das personagens femininas, foi a irmã desta que me agarrou mais, Elizabeth, ou não fosse a protagonista. É uma personagem inteligente que se deixa levar pelas primeiras impressões que cria em relação a algumas personagens. Já Darcy (tiremos um momento para suspirar)... Considerado orgulhoso por quem não o conhece bem, é muito bem-visto pelos amigos, com um enorme sentido de moral.
A obra está recheada de dialogos riquíssimos entre as personagens, muitos que nos fazem rir (basicamente qualquer cena que conte com Mrs. Bennet) e outros que nos fazem pensar. 
É um livro que deve constar de qualquer lista "must read". Se me pedissem para o descrever numa palavra eu diria que é Soberbo.

Boas leituras, Esmiuçadores

Sem comentários:

Enviar um comentário