terça-feira, 29 de outubro de 2013

O que as pessoas leem no comboio #15

O livro que trago hoje é um do qual já ouvi falar muito bem, The Fault In Our Stars de John Green, traduzido em português para A Culpa é das Estrelas. Já agora a culpa da minha ausência no blog não é das estrelas, mas sim da faculdade. Retomando o livro, é mais um dos muitos que consta da lista-bastante-extensa To read.
Sinopse:
Apesar do milagre da medicina que fez diminuir o tumor que a atacara há alguns anos, Hazel nunca tinha conhecido outra situação que não a de doente terminal, sendo o capítulo final da sua vida parte integrante do seu diagnóstico. Mas com a chegada repentina ao Grupo de Apoio dos Miúdos com Cancro de uma atraente reviravolta de seu nome Augustus Waters, a história de Hazel vê-se agora prestes a ser completamente rescrita.
PERSPICAZ, ARROJADO, IRREVERENTE E CRU, A Culpa é das Estrelas é a obra mais ambiciosa e comovente que o premiado autor John Green nos apresentou até hoje, explorando de maneira brilhante a aventura divertida, empolgante e trágica que é estar-se vivo e apaixonado.

Boas leituras sobre rodas, carris ou mar ;)

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

"Os Reinos do Caos" de George R.R. Martin - Opinião

"Caos" é sem dúvida a palavra ideal para descrever o meu estado mental, durante e após a leitura deste livro. É daqueles livros que devia trazer uma fita, amarela com a palavra Danger escrita em vermelho, a envolve-lo. Ou ter aquele aviso: "This book contains strong events and deaths references from the outset and throughout".
Spoilers para quem ainda não leu o livro, tentem resistir à tentação, mas se não conseguirem é só carregarem no botão...

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Livros do Momento #24

Da fantasia para um clássico de 1857, tenho grandes expectativas em relação a este livro de Gustave Flaubert, Madame Bovary.
Não é esta a edição que estou a ler mas sim a da Book.it, embora não encontre nenhuma imagem dela.
Sinopse:
Emma Bovary, ávida leitora de romances de amor, sente-se infeliz na sua vida de mulher casada com um médico da província. Charles Bovary é um homem excelente, mas desajeitado e pouco ambicioso, e Emma precisa de paixão, aventura e luxo para viver. Aproveitando a ingenuidade do marido, envolve-se numa espiral de relações extraconjugais e dividas que acabarão por ditar a sua desgraça, e mais tarde, a de Charles e da filha de ambos.
Romance-escândalo quando publicado em França, em 1857, Madame Bovary foi um best-seller imediato e motivou um processo por imoralidade ao autor. Flaubert defendeu a sua heroína romântica, apaixonada e intensa, pronta a tirar-se para um abismo de emoções com a frase que ficou célebre: "Madame Bovary, c'est moi!".

domingo, 20 de outubro de 2013

Livros do Momento #23

E finalmente chegou a hora de voltar à Guerra dos Tronos mais exatamente para o quarto livro, veremos do que ainda me lembro...Ah e de certeza que vou demorar a ler este livro.

 

Sinopse:
A Guerra pelos Sete Reinos continua sem tréguas ou misericórdia. Com um golpe negro mágico, Stannis afastou do seu caminho o irmão rival Renly, e agora nada o impede de conquistar Porto Real, pela força, com a sua frota. Mas Tyrion, eleito Mão do Rei, tem outros planos e, embora todos os subestimem pela aparência, prepara com sangue-frio a defesa da cidade e a confrontação com Stannis numa batalha que se adivinha sanguinária.
 
No Norte, Winterfell encontra-se à beira do perigo e é alvo da cobiça dos Greyjoy, mas Bran nada consegue ver para além dos estranhos sonhos que o atormentam de noite e dia. Para lá da muralha, Jon oferece-se para acompanhar um grupo de batedores enviado para encontrar os selvagens, enquanto a principal força da Patrulha da Noite se fortifica junto às montanhas. Se quer sobreviver, Jon terá de aprender a ser tão cruel como a terra assombrada habitada pelos selvagens.
 
Mais uma vez, George R. R. Martin consegur manter-nos agarrados até à última página. Personagens que amamos são mortas sem dó nem piedade, personagens que odiamos conseguem conquistar o nosso coração. De Arya a Sansa, de Robb a Daenerys, todos terão um papel fulcral neste fabuloso quarto volume de As Crónicas de Gelo e Fogo.
 
Espero que gostem :)

sábado, 19 de outubro de 2013

Uma Vida ao Teu Lado - Opinião

Este claro que foi lido rapidamente, para além de ser uma linguagem bastante acessível e direta, era importante para mim. Um obrigada muito especial à pessoa que mo deu significa muito.


Opinião:
Este livro conta-nos duas histórias de amor, a de Ira e Ruth e Luke e Sophia, de épocas diferentes que no final se interligam.
Ira é um homem já na casa dos noventa anos que perdeu a sua mulher, Ruth à nove anos e no momento em que começa a história acabou de ter um acidente. Será neste acidente que Ira vê a sua Ruth, que não o deixa sucumbir à dor nem à morte e o mantém acordado, e vão assim contar a sua grande história de amor pouco comum mas cheia de amor. Um amor pouco compreendido quando contada aos outros visto que ninguém compreendia porque Ira comprava quadros à sua mulher mas era pela maneira como olhava para eles e se sentia feliz e realizada.
Sophia, uma estudante universitária no último ano de História de Arte, conhece Luke, montador de touros que já estava parado à dezoito meses, num roedo perto da universidade quando o seu ex-namorado, Brian, a agarra à força e vai ser Luke a "salvá-la". Desde logo existe uma empatia entre Luke e Sophia pois depois de a "salvar" começam logo a conversar e a programar uma nova saída.
A relação evolui rapidamente mas vai-se interpor um problema, Luke continua a montar touros para salvar o rancho de sua mãe, Linda, de o perder devido a dívidas que contraiu depois de Luke ter estado internado gravemente ferido por ter caído do touro Bicho Grande. O maior problema é que Luke não devia de montar pois teve uma grave lesão no cérebro e teve de colocar uma placa de titânio na cabeça e se cair pode morrer. Ele no início não conta nada a Sophia para ela não o impedir de montar mas quando ela descobre obriga-o a escolher entre ela e a morte pois se cair pode ser a sua desgraça. Luke escolhe continuar a montar por causa do rancho mas não por muito tempo. Numa das provas é novamente confrontado com o Bicho Grande mas desta vez supera-o já não devia de estar a contar tantos pormenores e desiste assim de continuar a participar nos rodeos.
Volta para Sophia, ficam juntos e decidem ir passar uns dias fora e é nessa altura que as histórias de dois casais de épocas diferentes se interligam pois são eles que vão salvar Ira do acidente.
E mais não posso contar, para descobrirem o final terão de ler o livro que é maravilhoso, um ótimo romance de Nicholas Sparks. Só digo que fiquei um pouco surpreendida com o final pensei que o autor lhe fosse dar outra volta mas assim está mais surpreendente e se calhar não tão previsível.

Espero que gostem :)

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Livros do Momento #22

Estou ansiosa por começar a ler este livro, Percy Jackson e os Ladrões do Olimpo. Assim, talvez me ajude a ultrapassar o que acabei de ler...
Alguém que já tenha lido e tenha gostado?
Sinopse:
Percy Jackson está prestes a ser expulso do colégio interno... novamente. E esse é o menor dos seus problemas. Ultimamente, criaturas fantásticas e os deuses do Olimpo parecem estar a sair das páginas do seu livro de mitologia para entrarem na sua vida. E o pior de tudo é que ele parece ter enfurecido alguns deles. O raio-mestre de Zeus foi roubado e Percy é o principal suspeito. 
Agora, Percy e os seus amigos têm apenas dez dias para encontrar e devolver o símbolo do poder de Zeus e restabelecer a paz no Olimpo. Para o conseguir terá de fazer bem mais do que descobrir o ladrão: terá de encarar o pai que o abandonou, resolver o enigma do Oráculo e desvendar uma traição mais ameaçadora e poderosa do que os próprios deuses.

Boas leituras :)

George R.R. Martin strike again

Este post não é para nada mais nada menos do que partilhar o meu desespero após acabar de ler Os Reinos do Caos. Desesperada não é bem o meu estado atual, estará mais para "a entrar em depressão a qualquer momento". Este estado é tanto culpa de personagens queridas terem morrido como pelo facto do próximo volume não estar ainda publicado.




terça-feira, 15 de outubro de 2013

Livros do Momento #21

Este é um livro muito especial para mim até porque me foi dado pela minha pessoa especial =D
Num dia muito bem passado e especial que me surpreendeu. 

 

Sinopse:
Quando Sophia Danko conhece Luke, algo dentro dela muda para sempre. Luke é muito diferente dos homens ricos e privilegiados que a rodeiam. Através dele, Sophia conhece um mundo mais genuíno e puro do que o seu, mas também mais implacável. Ela tem uma vida protegida. Ele vive no limite. À medida que se descobrem e apaixonam, Sophia encara a possibilidade de um futuro diferente do que tinha imaginado. Um futuro que Luke tem o poder de reescrever... se o segredo que o atormenta não os destruir a ambos.
Não muito longe, algures numa estrada escura, um desconhecido está em apuros. Ira Levinson tem 90 anos e acabou de sofrer um acidente de carro. Ao tentar manter-se consciente, Ira sente a presença de Ruth, a sua mulher que morreu há 9 anos, materializar-se a seu lado. Ela encoraja-o a lutar pela vida, relembrando a história de amor que os uniu. Ira sabe que Ruth não pode estar no carro com ele mas agarra-se às suas delicadas memórias, revivendo as tristezas e alegrias que definiram a sua paixão.

Ira e Ruth. Sophia e Luke. Dois casais com pouco em comum, cujas vidas vão cruzar-se com uma intensidade inesperada nesta celebração do poder do amor e da memória.
Uma viagem extraordinária aos limites mais profundos do coração humano pela mão de Nicholas Sparks.

Espero que gostem :)

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

"O Grande Gatsby" de F. Scott Fitzgerald - Opinião

Bem este livro demorou a ler mas porque precisa de ser lido com muita concentração, o que às vezes não se torna fácil ainda mais cedo um livro já antigo. Visto eu já ter visto o filme houve partes que custou um pouco mas o livro é bastante interessante e como normal diferente do filme.



Opinião:
Esta história de Gatsby é-nos contada por Nick Carraway, inicialmente o vizinho de Jay Gatsby mas que vai ser o seu amigo e realmente único. É ele que nos conta como são as suas festas, a sua casa mas mais que isso nos conta as várias hipóteses de como nasceu Jay Gatsby.
Acho que foi tudo uma estratégia de Gatsby para Nick ter ido parar exatamente a seu vizinho uma vez que este era primo de Daisy a sua grande paixão de à 5 anos atrás que teve de deixar para participar na guerra.
Sinceramente não gostei muito de Daisy, aliás fiquei com essa impressão principalmente no fim filme, quem ler o livro ou ver o filme percebe porquê. Ela não amava ela queria conforto e algo de ser apaparicada, a meu ver.
Apesar de o filme não conter todas as partes como o livro ou não ser exatamente igual eu acho-os um complemento. Adorei o filme aquele estilo das festas anos 20 com aquela música e agitação com uma certa loucura. E Gatsby é sem dúvidas uma grande personagem que só amou a mulher errada e que por causa dela acaba só.

Espero que gostem :)

sábado, 12 de outubro de 2013

Autor do Mês - Fernando Pessoa

Não é apenas uma pessoa, é o Pessoa. Uma pessoa que viveu dezenas de vidas, sob a pele de dezenas de heterónimos. Entre eles contam-se Álvaro de Campos, Ricardo Reis, Alberto Caeiro e Bernardo Soares.
Lisboeta desde 13 de Junho de 1888, viveu em Durban até ter regressado à sua terra natal, em 1905 para viver com a sua avó. Vem trabalhar como tradutor depois de uma educação britânica. É sem qualquer dúvida um dos grandes marcos da literatura portuguesa a par de Luis de Camões.

"O poeta é um fingidor.
Finge tão completamente
Que chega a fingir que é dor
A dor que deveras sente.
E os que lêem o que escreve,
Na dor lida sentem bem,
Não as duas que ele teve,
Mas só a que eles não têm. 
E assim nas calhas de roda
Gira, a entreter a razão,
Esse comboio de corda
Que se chama coração."
Boas leituras :)

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

30 Day Book Challenge - Dia 20

Dia 20 - Romance preferido

Eu gosto bastante de clássicos. Por isso vou escolher um drama, bastante clássico, que se enquadra no romance. Todos nós conhecemos a história de Romeu e Julieta de William Shakespeare. Eu li a peça e adorei os monólogos de ambos os personagens quando se encontravam às portas da morte, principalmente o do Romeu.
"TYBALT, liest thou there in thy bloody sheet?
O, what more favour can I do to thee
Than with that hand that cut thy youth in twain
To sunder his that was thine enemy?
Forgive me, cousin.' Ah, dear Juliet,
Why art thou yet so fair? Shall I believe
That unsubstantial Death is amorous,
And that the lean abhorred monster keeps
Thee here in dark to be his paramour?
For fear of that I still will stay with thee
And never from this palace of dim night
Depart again. Here, here will I remain
With worms that are thy chambermaids. O, here
Will I set up my everlasting rest
And shake the yoke of inauspicious stars
From this world-wearied flesh. Eyes, look your last!
Arms, take your last embrace! and, lips, O you
The doors of breath, seal with a righteous kiss
A dateless bargain to engrossing death!
Come, bitter conduct; come, unsavoury guide!
Thou desperate pilot, now at once run on
The dashing rocks thy seasick weary bark!
Here's to my love! [Drinks.] O true apothecary!
Thy drugs are quick. Thus with a kiss I die"

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

30 Day Book Challenge - Dia 19

Dia 19 - Livro favorito adaptado a filme

Bem, hoje vou referir um livro que em breve será adaptado à grande tela e que estou ansioso por ver, Vampire Academy: Blood Sisters inspirado no Bestseller de Richelle Mead, Academia de Vampiros. É a minha saga de vampiros preferida, como já várias vezes aqui referi. As minhas expectativas são elevadíssimas, o filme tem tudo para dar certo, um cast (Zoey Deutch, Lucy Fry, Danila Kolzlovsky e Olga Kurylenko) fantástico, um diretor (Mark Waters, Mean Girls e As Crónicas de Spiderwick) e escritor (Daniel Waters, Heathers) brilhantes. Deixo-vos o trailer deste filme que estreia no dia 14 de Fevereiro nos EUA, em Portugal acho que ainda não há data marcada mas deverá ser dia 13, espero eu.


Eu não vou perder este filme por nada. E vocês, o que acham do trailer? Aqueles que já lerem o livro acham que está dentro do esperado? Aqueles que não leram, ficaram com vontade de ler ou de assistir?