quarta-feira, 21 de agosto de 2013

"Desaparecidos" de Michael Grant - Opinião

Sinopse aqui.
Comecei a ler este livro com algumas expectativas. Posso dizer que foram satisfeitas mas não que as excedeu. É um livro interessante, se bem que este adjetivo é sempre um pouco vago. 
Em Perdido Beach desapareceram todos os adultos, ou melhor todos com idades superiores a 15 anos. E se inicialmente as crianças pensam que esta é a melhor noticia do mundo, afinal não existem professores, nem pais a chatear, rapidamente se apercebam que não é assim tão bom, os pais que os chateavam também eram quem eles mais amavam, e com eles desapareceram os médicos, os bombeiros, os policias e todas as pessoas necessárias para a sociedade. Com este desaparecimento surge também uma barreira, que delimita a então apelidada de ZRJ - Zona Radioativa Juvenil. Coisas estranhas começam a acontecer, para além do desaparecimento e da barreira, alguns miúdos começam a desenvolver certos poderes, a sofrer mutações.
Sam é um dos rapazes que vivia em Perdido Beach com a mãe, depressa nos apercebemos que é um líder embora não o queira assumir, a não ser em situações criticas. Ao contrário do seu irmão, Caine, que dado o seu grande poder declara-se o Intrépido Líder. Achei o Caine uma personagem bastante interessante, a par da sua aliada Diana. Já Drake é uma personagem que desperta apenas ódio, e só desejamos que depressa desapareça. Astrid tem a seu cargo o pequeno Pete, o seu irmão autista, que desenvolveu um grande papel no que diz respeito ao desaparecimento dos adultos.
No geral gostei do livro. A escrita é o que se pode esperar de um livro mais juvenil, nada muito elaborado, mas também não é muito infantil. Adorei a ideia do nome de cada capitulo servir como cronometro para o iminente desaparecimento de Sam, e consequentemente Caine, que fazem 15 anos e supostamente irão desaparecer. Algumas questões foram deixadas em aberto para o próximo volume, estou curiosa para saber o que irá acontecer na ZRJ, afinal como o nome do próximo volume, Fome, indica, os recursos alimentares são escassos.

Boas leituras :)

Sem comentários:

Enviar um comentário