terça-feira, 23 de julho de 2013

"A Revolta" de Suzanne Collins - Opinião

Foi com muita pena que comecei a ler este livro, uma vez que era o último volume de uma excelente série, Hunger Games.

Neste volume Katniss encontra-se no Distrito 13, após o seu Distrito ter sido destruído e mais de 90% da população ter morrido. Felizmente conseguiu ser resgatada da arena, no livro anterior, algo que não foi possível para o Peeta. Ela encontra-se num estado um pouco precário depois de tudo pelo que passou, dá ideia que um pouco da personalidade característica dela ficou na arena. A Presidente dos Rebeldes, Coin, no entanto, quer que ela seja o "Mimo-Gaio", a imagem da rebelião. Katniss acaba por aceitar com algumas condições, dentro as quais, a imunidade de todos os tributos capturados pelo Capitólio e ser ela a matar o Presidente Snow. Assim, a Katniss, o Finn e o Gale intervêm nas guerras que se vão desenrolando nos vários distritos até estes caírem, enquanto isso, são filmados para irem aparecendo na televisão interrompendo as emissões do Capitólio, graças às habilidades do Beete.
Entretanto o Peeta, a Annie (a paixão do Finn e futuramente sua esposa) e a Johanna são resgatados do Capitólio. Seria uma excelente noticia se o Peeta não achasse que a Katniss é um Mute, e não um Mute qualquer, um "Mute nojento"... Really, Peeta? Um "Mute nojento"? Andaste a beber veneno de vespas batedoras? Mas foi exatamente isso que aconteceu, a forma do Capitólio o torturar era injetando veneno de vespas-batedoras, provocando fortes alucinações. Isto fez com que as memórias dele sobre a Katniss fossem alteradas e agora ele quer matá-la.
Quando todos os distritos pertencem aos Rebeldes está na altura de invadir o Capitólio. A Katniss pertence ao pelotão do Finn e do Gale, estando responsáveis por fornecer imagens para a câmara, não estando por isso na linha da frente. Mas quando um dos elementos do pelotão morre, a Presidente Coin envia o Peeta para substituir. Isto mostra logo que algo não está bem, com esta atitude a Presidente Coin só pode crer que o Peeta se livre da Katniss. No entanto, o Peeta começa a tentar decifrar quais as memórias verdadeiras e quais as falsas, umas vezes com sucesso e outras vezes nem por isso, encontrando-se de baixo de uma forte vigilância.
Vários acontecimentos levam a uma falsa missão por parte da Katniss, responsável por matar o Presidente. Durante essa missão são vários aqueles que morrem, e eu gostava de realçar o Finn, era uma personagem que eu gostava particularmente, mas é uma guerra e nem todos sobrevivem. 
Quando a Kat se aproxima da mansão de Snow, são largadas bombas sobre várias crianças que se encontravam aí concentradas, então entram vários paramédicos rebeldes para as socorrer. Quando as bombas voltam a explodir. Este tipo de bombas tinha sido desenvolvida pelo Gale e pelo Beete no Distrito 13. Paramédicos rebeldes disse eu. Mas não disse quem se encontrava entre eles, a rapariga pela qual tudo começou, a Prim. É muito de desconfiar que uma rapariga de 14 anos tenha ingressado nesta missão, por isso, mais outra coisa contra a Coin.
Katniss assiste a tudo, quando acorda está novamente num estado bastante precário, o Capitólio caiu e a Coin é a nova Presidente. E Kat será a responsável por matar Snow, tal como tinha pedido. Ao divagar pela mansão encontra o Snow, e ele diz-lhe que não foi o responsável pelas bombas que mataram Prim, e todas aquelas crianças, e sim a Coin. Antes do julgamento os 7 tributos vivos votam se querem ver realizado uns Jogos da Fome com apenas crianças do Capitólio, diretamente relacionadas com as pessoas de poder. Obviamente a Katniss votaria contra, mas aí é que se enganam! Sinceramente não percebi o porque de ela concordar, não faz qualquer sentido e é algo que fica meio perdido no livro.
Durante o julgamento, que se segue à votação, a Rapariga em Chamas tem acesso ao seu arco e a uma seta, o ex-presidente está preso e ela só tem de lhe acertar no coração. E acerta mesmo em cheio, mas no da Coin.
A Katniss é presa num quarto e aí fica com ideias de suicídio, incapaz de realizar. Quando sai descobre que foi julgada e considerada inocente. Regressa ao Distrito 12, com o Haymitch, onde demora a recuperar do estado em que se encontrava. Mas consegue com a ajuda de um Peeta quase recuperado, um Peeta que confessa amar, com quem casa e tem 2 filhos.

Foi uma série fantástica, e este livro não ficou nada atrás dos 2 anteriores. Temos uma Katniss um pouco diferente, que por vezes perde a sua chama, mas que no fim continua a arder.

Boas leituras :)

Sem comentários:

Enviar um comentário