segunda-feira, 29 de abril de 2013

O que as pessoas leem no comboio #5

Ultimamente tem sido difícil reparar no que as pessoas andam a ler. E a culpa é toda minha. Assim que entro no comboio agarro-me ao livro do Martin e não o consigo largar, mesmo quando está na minha paragem fico sentada até ao ultimo segundo, qualquer dia ainda fico no comboio. Aproveito para dizer que este volume, A Glória dos Traidores, está a ser o melhor de todos, cada capitulo mais surpreendente do que o anterior. Eu começo a perguntar-me se ele será mesmo um comum mortal como nós, é impossível ele criar uma obra desta dimensão... Enfim, depois comentarei melhor o livro quando o acabar de ler.
Hoje vislumbrei um livro, assim de relance enquanto mudava de página, Sangue Quente de Isaac Marion. É um livro que recentemente foi adaptado ao cinema, ainda não vi o filme, mas o livro está na minha extensa lista para ler.


Sinopse:
R. é um jovem em plena crise existencial. É um zombie. Numa América devastada pela guerra, pelo colapso da civilização e pela fome incontrolável de hordas de mortos-vivos, R. anseia por algo mais do que devorar sangue quente. Só consegue pronunciar alguns monossílabos guturais, mas a sua vida interior é rica e complexa, cheia de espanto pelo mundo que o rodeia e desejo de o compreender - bem como a si próprio. R. não tem memórias, não tem identidade e não tem pulsação, mas tem sonhos. Depois de um ataque, R devora o cérebro - e, com ele, as memórias - de um rapaz adolescente, e toma uma decisão inesperada: não devorar a jovem Julie, a namorada da sua vítima, e até protegê-la dos outros zombies. Começa então uma relação tensa mas estranhamente terna entre ambos. Julie traz cor e vivacidade à paisagem triste e cinzenta da semi-vida de R. e a sua decisão de proteger Julie pode até trazer de volta à vida um mundo marcado pela morte. Tão assustador quanto divertido e surpreendentemente terno, Sangue Quente é um livro sobre pessoas mortas que se sentem vivas, pessoas vivas que se sentem mortas - e o que podem sentir e fazer umas pelas outras.

Boas leituras sobre rodas, carris ou mar ;)

2 comentários:

  1. "Sangue Quente" também está na minha (demasiado extensa) lista de leituras, estou bastante curiosa :)
    E sim, "A Glória dos Traidores" é o melhor livro da saga até agora, verdadeiramente viciante! O meu pobre coração quase que não aguentou tantas reviravoltas!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cada vez que agarro num livro dele só penso: "Será desta que vou ter um ataque cardíaco?". Acho que isto resume muito bem o talento de Martin...

      Eliminar