segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Mundo das Fanfiction

Há pouco tempo decidi navegar no mundo das fanfics. Para quem não sabe fanfic é uma abreviação do termo inglês Fan Fiction, isto é, "ficção criada por fãs". São contos/histórias ou que não pertencem ao enredo oficial da história (dos livros, séries, filmes, comics, ...) ou inventadas de raiz (chamadas de originais).
As fanfics são optimas para matar as saudades que possamos ter de algumas séries. Por exemplo, eu sou uma enorme fã de Harry Potter e então decidi matar algumas dessas saudades lendo peripécias novas do "menino que sobreviveu" e dos seus dois amigos. Agora não se podem esquecer de algumas coisas quando forem ler fanfics:
1) Muito provavelmente não terão a mesma qualidade literária em relação ao enredo oficial. As pessoas que as escrevem, na maioria, fá-lo apenas por divertimento, não está à espera de ganhar nada com isso, nem tem a mesma formação que os "verdadeiros" escritores.
2) Cada um imagina as personagens de forma diferente, por mais que o escritor descreva exaustivamente uma personagem ela será diferente nas nossas mentes. Teremos interpretações diferentes, como tal, as atitudes de uma personagem podem ser diferentes daquelas a que estávamos habituados.
3) Existem fics boas e outras menos boas. Dentro das menos boas, há aquelas que nos fazem desligar imediatamente o pc, ir a correr buscar o livro e limpar a mente do que acabamos de ler restaurando a nossa sanidade mental. Um conselho, para que isso não aconteça, pelo menos frequentemente, leiam a categoria em que a fic se insere, pode ajudar a evitar-mos estes sustos.

Para quem vai explorar este mundo precisa de ter conhecimento de alguns termos básicos utilizados. Ship é o termo utilizado para designar um dado casal, este pode ser, cannon, já presente no enredo original, ou fannon, não presente na história original. Uma pessoa que se intitula fã de um determinado casal é um Shipper.
Existem diversas categorias (para além da comédia, acção, aventura, romance, fantasia, drama,...) nas quais as fics se podem inserir. Algumas delas são:
Canon - seguem fielmente as características e a história original.
Citrus - romance adulto, pode ou não conter cenas de sexo.
Crossover - mistura de universos (fandoms) diferentes (ex.: Harry Potter/ Senhor dos Anéis)
Darkfic - muitas cenas depressivas, atmosferas pesadas e ambientes angustiantes, contrárias das Waffy.
Deathfic - um dos personagens principais morre.
Drabs - fics com exatamente 100 palavras.
Ecchi - fics que apresentam a sexualidade como principal tema, estão entre o que é "normal" e "hentai".
Fluffy - mais do que romance, as personagens são muito carinhosas.
Hentai - fic com cenas de sexo explicitas (maiores de 18)
Lemon - fics com cenas de sexo homossexual (homem/homem) explicito (maiores de 18).
Oneshot - fics com um capitulo único.
Orange - fics com cenas de sexo homossexual (mulher/mulher) explicito (maiores de 18).
Slash - o tema principal da fic é uma relação amorosa entre dois homens (maiores de 16).
Songfic - utilização letras de musica para criar a história.
Yaoi - fic com romance entre dois homens, contem cenas de sexo.
Yuri - fic com romance entre duas mulheres, contem cenas de sexo.

Ficarei à espera do vosso feedback, boas leituras :)




Sem comentários:

Enviar um comentário