quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

"A Mão do Diabo" de José Rodrigues dos Santos - Opinião

Sinopse:
A crise atingiu Tomás Noronha. Devido às medidas de austeridade, o historiador é despedido da faculdade e tem de se candidatar ao subsídio de desemprego. À porta do centro de emprego, Tomás é interpelado por um velho amigo do liceu perseguido por desconhecidos.

O fugitivo escondeu um DVD escaldante que compromete os responsáveis pela crise, mas para o encontrar Tomás terá de decifrar um criptograma enigmático.

O Tribunal Penal Internacional instaurou um processo aos autores da crise por crimes contra a humanidade. Para que este processo seja bem-sucedido, e apesar da perseguição implacável montada por um bando de assassinos, é imperativo que Tomás decifre o criptograma e localize o DVD com o mais perigoso segredo do mundo.




Opinião:
A Mão do Diabo para mim é um grande livro que nos explica acessivelmente o que é a crise, sim porque quantas e quantas vezes estamos a ouvir o Telejornal e não estamos a perceber o que eles estão a falar porque simplesmente não explicam o que aquilo significa?! Este livro para mim fez- me perceber várias coisas que se passam e como chegámos a este ponto. O que são as PPP? E porque têm um significado distorcido em Portugal? Como os políticos entre países, e não só, arranjam maneiras de se endividarem uns aos outros, porque precisam de ajudar o outro que os ajudou na campanha política, e é por causa disso que comprámos submarinos que não precisamos. O que aconteceria se saíssemos do euro?
Este livro é um romance que nos conta a realidade dos nossos dias porque toda a gente está a sofrer com a crise até a personagem principal do livro, Tomás de Noronha, ficou desempregado. É assim que começa o desenrolar da história que leva Tomás a ter de ir a Florença à procura de um DVD que incrimina os impulsionadores da crise através da criação fictícia do Tribunal Penal Internacional.
Uma das coisas que José Rodrigues dos Santos diz é que o conteúdo do DVD para efeitos do livro é “ficcional”. E numa entrevista diz que “usa a ficção para dizer a verdade”.
Espero que gostem :)

Sem comentários:

Enviar um comentário